ACESSE :

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Uma Escolha ERRADA, tristes Consequências



Interessei-me por ler e meditar na história de Sansão quando assisti a um vídeo do pastor Nelson Junior, idealizador do movimento “Eu Escolhi Esperar”, 
onde ele sugere a história de Sansão como leitura de um exemplo 
de escolha errada na área sentimental. 
Ele também sugere a história de Isaque e Rebeca como um exemplo de escolha certa. Falaremos aqui somente sobre a história de Sansão, vamos expor uma meditação a respeito das características e das consequências das escolhas erradas de Sansão,
mas gostaria muito que, após ler este texto, você dedicasse um tempo para ler a história de Isaque (Gênesis 24) e então meditar nas características e nas maravilhosas recompensas de uma escolha certa,direcionada por Deus.
Criamos dois tópicos principais para expor as nossas idéias,
o 1° Tópico é:

Características da escolha errada :

- A primeira característica que chama atenção ao lermos a história de Sansão é a escolha que ele fez por conta própria.
Isto acontece conosco quando a gente se precipita e deixa o coração falar mais alto. Nesse caso tomamos as decisões que deveríamos deixar que Deus tomasse. 
Foi o que Sansão fez, ao se apaixonar pela filistéia,
e ao decidir por conta própria se casar com ela.
Deus quer ter o controle de nossas vidas, pois Ele sempre sabe o que é melhor para nós, portanto não devemos decidir sozinhos, sem consultar a Deus, e sem ter provas suficientes de que Deus aprova as nossas decisões.

- A segunda característica de uma má escolha que encontramos no texto é escolher uma pessoa que não anda nos caminhos do Senhor. 
Sansão escolheu uma filistéia, uma mulher do povo inimigo de Israel,
o povo que dominava e afligia os seus irmãos... 
Que absurdo, não é mesmo? Isso é fatal! 
Isso é o famoso jugo desigual,
e a bíblia é bem clara quanto a isto, veja em 2 Co 6.14-15.
Porém, trazendo para os nossos dias, não precisamos usar a idéia de jugo desigual somente no fato de escolher uma pessoa que não frequenta a igreja. 
O jugo desigual pode ser aplicado também a pessoas que frequentam a mesma igreja, pois hoje em dia podemos ter muitos descrentes dentro das nossas igrejas, pessoas que estão sempre nos cultos, mas são aquelas pessoas que não tem uma vida transformada,que não tem os mesmos objetivos que os nossos, que não tem vontade de ter um ministério parecido com o nosso, e assim por diante... 
E podemos perceber que há muito jugo desigual dentro da própria igreja últimamente.

- A terceira característica: a desobediência aos pais, ou não valorizar a opinião dos pais. Sansão simplesmente ignorou o alerta dos pais dele, que o questionaram por escolher uma mulher que não pertencia ao seu povo. 
Ora, quanto a isto não precisamos nem discutir, não é mesmo? 
Os nossos pais sempre são usados por Deus, 
e nos direcionam para o que é melhor para nós...

- E a última característica da escolha errada é escolher alguém só porque esta pessoa lhe agrada aos olhos, pela aparência, por “status” ou por condições. 
"Enganosa é a aparência", e se nos atermos somente a beleza exterior,
podemos nos cegar para a feiura interior das pessoas, de modo que quando percebemos que a pessoa não é como esperávamos, já será tarde demais.

Estas são as características de uma escolha errada que encontramos na história de Sansão. Fique atento, e se encontrar uma destas características em uma das suas escolhas, pense bem se esta não é uma escolha errada, pois as consequências são desastrosas!

2° Tópico :

Consequências da escolha errada :

- A primeira consequência que identificamos é que a pessoa começa a viver coisas ruins achando que são coisas boas, ou seja, começa a achar bom aquilo que na verdade é imundo. Aconteceu com sansão quando ele encontra um enxame de abelhas e junto com isto encontra mel, na carcaça de um leão que ele havia matado anteriormente. Ele então toma uma atitude completamente absurda, pois ele pega aquele mel e come, e também dá de comer a seus pais. Imagina o estado daquele mel, que ele achou em um cadáver em decomposição. Repugnante!

- Outra consequência da escolha errada: o erro dele afeta também aos irmãos dele, ou seja, a família dele também sofre as consequências. 
Quando a primeira mulher que Sansão escolheu foi morta pelos filisteus ele se vinga e poe fogo nos campos dos filisteus, com as raposas que ele ateia fogo em suas caudas e as larga em meio aos seus campos. 
Nessa ocasião os filisteus se levantam contra Israel, e se dispõem a guerra, a menos que entreguem ele. As atitudes de Sansão provenientes da sua escolha errada poderiam ter causado uma guerra e muitas vidas poderiam ter sido perdidas em vão, dentre eles seus irmãos e sua família.

- Por último, a pior consequência, aquela que mais nos impressiona. 
Uma escolha errada certamente trará sofrimento por causa da traição!!! 
Sim, Sansão foi traído pelas duas mulheres que ele escolheu de forma errada.
Tanto a primeira, que o traiu ao entregar a resposta do enigma que ele tinha feito (Juízes 14.12-20), quanto a segunda esposa, a famosa Dalila, que o traiu tantas e tantas vezes, até vê-lo derrotado e nas mãos de seus inimigos (Juízes 16.4-21).
Sansão fez duas escolhas erradas, e nas duas ele sofreu com a traição. 
Dalila o enganou por diversas vezes e o persuadiu a contar o segredo sobre a sua força. Este foi o seu fim, pois com isto ele foi sucumbido pelos filisteus, que o aprisionaram e o fizeram de escravo. 
Sansão sofreu até o dia de sua morte, e somente na sua morte encontrou liberdade.

Com essa história verídica aprendemos o quanto é importante 
colocar Deus a par de TUDO em nossas vidas!
Quem sabe você está trilhando o mesmo caminho que Sansão,
cuidado! Você pode estar a beira de uma abismo !
O Eterno Deus não tem prazer em ver sua infelicidade!
Se você está nesse caminho,pare,reveja seus conceitos,
arrependa-te e entregue a Deus o controle de sua vida!
ELE JAMAIS decepcionou quem esperou nEle !
Confie ! Ele não vai te decepcionar !

Se você estiver muito ansioso,acalme seu coração!
Lance sobre Ele TODA sua ansiedade,porque Ele é quem cuida de você!
( 1 Pedro 5:7 )

Fica firme ! Espere no Senhor !
Pois ...
Os que esperam no Senhor renovam as suas forças,
sobem com asas como águias,correm e não se cansam,
caminham e não se fatigam. ( Isaías 40.31)

Confie !
Vai Valer a Pena !


Segue abaixo a Ministração do Pr. Nelson Júnior
http://movie.twitcasting.tv/escolhiesperar/movie/8206036

Autor : Anônimo ( Amigo modesto )

Nenhum comentário:

Postar um comentário